Sem tarifa extra: Setembro terá bandeira verde na conta de luz

A bandeira tarifária da energia elétrica em todo o país permanecerá verde ao longo de setembro, conforme divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta sexta-feira (25/8). Isso significa que não haverá custo adicional nas tarifas de eletricidade, mantendo a situação que vigora desde abril de 2022.

A avaliação técnica da agência sugere que a bandeira verde e a isenção de taxa extra continuarão até o fim de 2023, de acordo com as análises dos dados.

O diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, ressaltou que esta é uma segunda notícia positiva para os consumidores na semana. A primeira foi o início de uma consulta pública que propõe a redução dos valores das bandeiras tarifárias, com reduções de até 37% na bandeira amarela, 31% na bandeira vermelha, patamar 1, e quase 20% no patamar 2. Essas notícias indicam uma oferta satisfatória de energia e condições favoráveis de geração.

A bandeira verde, que é aplicada a todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), reflete a melhoria nos níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas. O SIN é a rede de transmissão que distribui energia das usinas para os consumidores.

O sistema de bandeiras tarifárias foi instituído em 2015 para tornar mais transparente o custo real da energia.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem